Fale Conosco

Polícia

Com capacidade para 68, cadeia de Campo Mourão tem 230 presos

Nova penitenciária vai desafogar apenas parcialmente o sistema

Publicado

em

Com capacidade para 68 presos, a cadeia pública de Campo Mourão abriga atualmente uma média entre 230 a 240 presidiários, alguns já condenados.  O problema só deverá ser parcialmente resolvido com o término da construção da nova penitenciária na cidade, previsto para o final deste ano.

“É um problema sério para os presos e seus familiares, para os cidadãos que moram no entorno e para a polícia”, avalia o chefe da chefe 16ª Subdivisão Policial (SDP), Nagib Nassif Palma. Ele cita esforços do governo, como a contratação de agentes penitenciários que atuam na parte administrativa da cadeia e de direitos dos presos, mas avalia que as ações seriam insuficientes. A segurança da cadeia continua com a Polícia Civil. “Estamos evitando fugas mais de uma vez por semana. Muitas vezes temos que pedir apoio da Polícia Militar,”

A situação deve ter uma pequena melhora com a inauguração de uma penitenciária regional, em construção na cidade, com capacidade para 382 detentos. A estimativa do delegado, no entanto, é de que apenas um terço dos internos, os que possuem condenação, sejam encaminhados para a nova unidade.

“Isso vai reduzir em cerca de 80 a 100 o nosso número de presos, mas ainda não acaba com a superlotação”, esclarece. Segundo Palma, problemas burocráticos teriam sido superados e a entrega da obra é prevista para os primeiros meses do próximo ano.

Presídio de R$ 9 milhões

Além de receber presos que estão na delegacia de Campo Mourão, segundo o delegado , o novo presídio vai receber detentos de outras cadeias da região e também do Estado.

De acordo com informações divulgadas pelo governo estadual, o contrato com a empresa Korchak & Korchak, responsável pela construção da penitenciária de Campo Mourão, foi assinado em janeiro de 2014 pelo governador Beto Richa.

O custo da penitenciária, conforme divulgado pelo Estado, é estimado em mais de R$ 9 milhões.

Comente

Comentários

Copyright®i44 News. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do i44 News (redacao@i44.com.br).