Fale Conosco

Arte e Cultura

Lar Paraná recebe mostra de cinema

Filmes premiados no Festival Internacional de Curitiba serão exibidos gratuitamente

Publicado

em

Nos dias 18 e 19 de outubro, Campo Mourão recebe a mostra de cinema Olhar Itinerante. A mostra faz parte da 6ª edição do  Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, realizada em junho deste ano, em parceria com o Sesi Paraná. As exibições, dividas em três sessões, são gratuitas e acontecem na Biblioteca da Industria do Conhecimento, no jardim Lar Paraná.

Entre os curta-metragens selecionados há premiados no Festival. São o caso dos filmes Balança Brasil, vencedor da categoria “Melhor Curta-Metragem Brasileiro das mostras Competitiva e Outros Olhares” e O Disco Resplandescente, ganhador do “Prêmio Olhar de Melhor Filme na competitiva Curta-Metragem”.

Confira a seguir os filmes que fazem parte da programação:


Teddy Tranquilo – 8’

“Teddy tranquilo”, animação croata de Tomislav Gregl, narra as aventuras de um pequeno urso na floresta em sua rotina escolar. Teddy tem aulas com outros bichos e, sempre movido pelo ímpeto da preservação dos seres vivos, costuma fazer passeios para desbravar o seu habitat, repleto de diversidade e novos amigos.

A Piscina de Caíque – 15’

“A piscina de Caíque”, uma ficção brasileira de Raphael Gustavo da Silva, narra a história de um garoto que vive em uma região onde a falta de água e o calor são uma realidade constante. Caíque adora brincar na água, mas enquanto não ganha uma piscina, brinca de escorregar no piso molhado. Um dia, porém, percebe que falta algo em sua casa que é mais importante para a sua família do que a  tão desejada piscina.

Médico de Monstro – 11’

“Médico de Monstro”, uma ficção brasileira de Gustavo Teixeira, conta a história de um menino que, diferente de seus colegas – que desejam ser astronauta, dentista ou jogador de futebol – sonha em ser médico de monstros. Para realizar o seu sonho, Dudu precisa enfrentar as chacotas de seus colegas e também o seu medo das famosas criaturas que habitam o imaginário das crianças.

Caminho dos Gigantes -12’

A animação brasileira “Caminho dos gigantes”, de Alois Di Leo, narra as aventuras de Oquirá, uma pequena indígena que entra em contato com a cultura do povo de sua aldeia e aprende sobre a ordem cíclica da natureza quando começa a observar e investigar sobre a vida das gigantescas árvores ao seu redor, figuras ancestrais encantadas.

Ringo – 13’

O espanhol “Ringo”, de Adrià Pagès, é uma comédia que narra os momentos em que uma senhora, que vive com sua filha e sua neta adolescente, passa a se comportar de maneira bastante diferente do usual, mais alegre que o normal. A senhorinha começa a se lembrar de sua juventude roqueira, até, finalmente, declarar que é Ringo Starr, baterista dos Beatles, desestabilizando a tranquila rotina da família.

O Disco Resplandece – 12’

Um pequeno grupo de jovens se encontram na tarde de um sábado e saem em busca de diversão na pacata paisagem de Alicante, Espanha. Em “O disco resplandece”, do espanhol Chema García Ibarra, os amigos percorrem e interagem em espaços vazios, preenchendo esses lugares com seus corpos, músicas e conversas, enquanto a noite chega e se vai, o dia recomeça.

Garoto VHS – 19’

“Garoto VHS”, ficção brasileira de Carlos Daniel Reichel, acompanha os últimos momentos da jovem Roberta com seus colegas do colégio, antes de sua mudança de cidade. Um de seus colegas, que no lugar da cabeça possui uma grande câmera VHS com a qual registra seu cotidiano, decide revisitar seus registros para presentear Roberta com suas lembranças e declarar sua paixão.

O Horizonte de Bene – 13’

“L’horizon de Bene”, animação francesa de Eloic Gimenez e Jumi Yoon, tem como cenário uma floresta tropical onde pessoas caçam animais selvagens. O menino Bene ajuda os adultos nesta tarefa até encontrar um gorila ferido que desperta o seu desejo de cuidado e preservação dos animais ao seu redor, o que o coloca em confronto com os adultos caçadores.

Na Missão, com Kadu – 28’

O filme brasileiro “Na missão, com Kadu”, de Aiano Bemfica, Kadu Freitas e Pedro Maia de Brito, acompanha o líder comunitário Kadu na luta por moradia na ocupação Izidora, em Belo Horizonte. Com sua câmera em mãos, Kadu registra e relembra um dia de marcha e reivindicações, evidenciando a violenta atuação da PM contra os manifestantes, anunciando uma irreparável tragédia iminente.

Balança Brasil – 25’

O filme brasileiro “Balança Brasil”, de Carlos Segundo, retrata o cotidiano de trabalhadores negros que vivem do movimento turístico em Porto Seguro, a medida que faz um resgate reflexivo do período colonial no país. Nesta cidade, onde as primeiras caravelas portuguesas atracaram em 1500, é evidenciada as históricas contradições que se perpetuam e a resistência da cultura negra.

Serviço:

Indústria do Conhecimento
Valor: Gratuito
Classificação: Livre
Av. Manoel Nogueira, 1582, Jardim Lar Paraná

Telefone: (44) 3525-4004

 

 

 

 

Comente

Comentários

Copyright ®i44 News. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do i44 News (redacao@i44.com.br).