Fale Conosco

Comportamento

Alimentação saudável é tema do curso “Cozinha Vegetariana”

Curso oferece receitas sem carne e dicas sobre substituições nutricionais

Publicado

em

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Campo Mourão, iniciou ontem (16) o curso de Cozinha Vegetariana. Ao todo são 15 horas de aula, dividas em cinco encontros sempre as segundas e quartas, das 19h30 às 22h30, terminando no dia 30 deste mês.

A nutricionista Emanuele Michelotti, professora que ministra as aulas, conta que a ideia surgiu de uma demanda da própria população, “o pessoal vem no interesse de uma comida mais saudável, agora muitas pessoas procuram não estar comendo produtos de origem animal”, fala. Segundo ela, um dos objetivos é oferecer opções nutricionalmente saudáveis para as pessoas que escolhem este tipo de alimentação.

Michelotti explica que além das receitas, o curso aborda várias questões da alimentação saudável, como a redução da quantidade de sal e de gordura, técnicas de preparação e conservação de alimentos. Informações técnicas sobre substituição da carne por outros alimentos ricos em determinados nutrientes, como, por exemplo, a proteína, também serão trabalhadas com os alunos. Conforme a professora, o perfil do público geralmente são mulheres, muitas delas donas de casa preocupadas com a alimentação dos filhos e também estudantes da área de nutrição.

Foi essa preocupação com a alimentação da família que motivou a psicóloga Andressa Caroline Paulinho a participar do curso. Ela, cujo marido é vegetariano desde o nascimento, procura com o curso encontrar alimentos diferentes e saudáveis para variar o cardápio em casa: “Quero aprender bastante receitas novas para não ficar só no macarrão”.

O cardápio da aula inaugural contou com panqueca sem glútem com recheio de ricota, nhoque de mandioquinha com gorgonzola, risoto de pimenta com aspargos frescos e quibe de quinoa com ricota. Para os interessados, ainda há quatro vagas que devem ser preenchidas até quarta-feira, 18 de outubro. A participação, com investimento de R$275, tem como pré-requisito a idade mínima de 18 anos e o ensino fundamental até o 7º ano.

 

Comente

Comentários