Fale Conosco

Saúde

Déficit de quase 30% de doadores pode comprometer cirurgias cardíacas e tratamento para o câncer

Banco de sangue precisa de 800 bolsas mensalmente para suprir a demanda da Comcam

Publicado

em

O Hemonúcleo de Campo Mourão está convocando doadores de todos os tipos sanguíneos. Com estoque em baixa, o local que atende as 25 cidades da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) precisa de uma coleta mensal de pelo menos 800 bolsas de sangue para suprir a demanda regional.

A enfermeira Marizete Sanches explica que em setembro foram a coletadas cerca de 570 bolsas de sangue, representando um deficit aproximado de 30% em relação a necessidade do local. Ela conta que antes o Hemonúcleo conseguia se manter com aproximadamente 700 bolsas de sangue/mês, porém, devido a grande demanda com relação ao Instituto do Câncer de Campo Mourão (Incam) e agora com as cirurgias cardíacas realizadas pela Central Hospitalar, a necessidade aumentou.

Segundo Sanches, cada pessoa consegue doar de 380 ml a 470 ml em cada coleta, quantidade que é reposta naturalmente pelo organismo, desde que hidratado corretamente, em 24 horas.  “A nossa matéria prima é o ser humano, então a gente precisa muito contar com a solidariedade de toda a população, das pessoas que podem vir até nós ceder o seu tempo e o seu sangue”, diz.

O motorista Cleber Pinheiro já é um frequentador do Hemonúcleo. Ele realiza a doação pelo menos a cada trimestre e conta que motivação vem da solidariedade em ajudar outras vidas e também, recentemente, de uma situação familiar envolvendo um tratamento para câncer que necessitou de doação.  Servindo de exemplo ao pequeno Renê, seu filho de três anos que o acompanha na coleta, Cleber garante que o procedimento é quase indolor e faz um apelo: “É uma questão humana, poucos minutos que você perde aqui, você vê que salva tantas vidas”.

Pré-requisitos

Para ser um doador de sangue é preciso cumprir alguns requisitos básicos, tais como: portar documento de identificação; estar com a saúde em dia; ter entre 18 e 60 anos; peso igual ou superior a 52 kg e não estar em jejum. É possível realizar a doação entre 16 e 18 anos, desde que acompanhado dos pais ou responsáveis legais. Pessoas entre 60 e 69 anos podem doar desde que tenham realizado a primeira doação antes dos 60.

Há ainda os requisitos relacionados a impedimentos temporários, como ser gestante, estar amamentando ou em período pós-gravidez (90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana); ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes a doação; ter passado por procedimento cirúrgico ou de tatuagem e/ou piercing há menos de um ano; ou ter relações sexuais com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses.

Serviço:

Hemonúcleo de Campo Mourão

Rua Mamborê, nº 1500, ao lado do Ciscomcam.

Atendimento de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h30 às 17h.

Telefone: 44 3525-1102

Comente

Comentários

Copyright®i44 News. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do i44 News (redacao@i44.com.br).