Fale Conosco

Arte e Cultura

Folia de Reis se apresenta na Praça São José neste sábado

Apresentações começam às 20h30 e marcam o encerramento do projeto Campo Mourão Cidade Natal

Publicado

em

Foto: Divulgação/PMCM
Folia de Reis tem origem portuguesa

Em comemoração ao Dia de Santos Reis, as companhias de Folia de Reis “Sempre Viva dos Anjos” e Bandeira da Paz vão se apresentar na Praça São José, neste sábado (6), a partir das 20h30. O evento faz parte do encerramento do projeto Campo Mourão Cidade Natal, viabilizado com recursos de incentivos fiscais captados através da Lei Rouanet, onde cada companhia recebeu R$ 500,00.

A coordenadora da Companhia Sempre Viva dos Anjos, Ivone dos Santos Pinheiro, há 12 anos mantém a tradição da Folia de Reis. “Peguei a bandeira de uma senhora que fazia mais de 50 anos que conservava essa devoção”, conta dona Ivone. Com 12 componentes, a Companhia inicia as visitas no dia 24 de dezembro e termina no dia 6 de janeiro. No domingo, dia 7, é realizada a festa com as doações arrecadadas durante as visitas.

Origens

De origem portuguesa, a Folia de Reis foi trazida para o Brasil ainda na formação da identidade cultural brasileira e ainda hoje é mantida em muitas regiões do país, especialmente em Minas Gerais. Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos converteu-se na tradicional visitação feita pelos três “Reis Magos”: Melchior, Baltasar e Gaspar. Os três reis passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.

As companhias visitam as famílias, onde chegam entoando canções típicas, no ritmo da congada. A família que recebe a Bandeira geralmente oferece doações para a festa em homenagem aos Santos Reis. Na Vila Rural de Campo Mourão foi construída uma capela em homenagem aos Reis Magos, onde também é realizada a festa todos os anos.

Principais personagens da Folia de Reis:

Três reis magos: representam os reis magos que visitaram Jesus e o presentearam com incenso, ouro e mirra.

Mestre palhaço: responsável pela animação da festa, através de danças, pulos e brincadeiras.

Coro: canta as músicas, louvores e entoações religiosos.

Mestre (também conhecido como embaixador): responsável pela organização da festa.

Bandeireiro: espécie de porta bandeiras da festa. A bandeira geralmente é feita com tecido brilhante e tem a imagem dos três reis magos.

Assessoria Imprensa PMCM.

Comente

Comentários

Copyright®i44 News. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do i44 News (redacao@i44.com.br).