Fale Conosco

Educação

Boa notícia: parceria vai aproximar UTFPR da comunidade mourãense

Prefeitura apresenta demandas e universidade, através de técnicos, alunos e professores, auxilia o poder público na busca de soluções

Publicado

em

Uma das melhores notícias envolvendo a administração municipal é aproximação do poder público e a comunidade escolar da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) .  Uma parceria entre a prefeitura de Campo Mourão e a universidade federal deve auxiliar o município na solução de problemas de gestão e apresentar soluções inovadoras para demandas da população. Planejamento, lixo, tecnologias, gestão, engenharias e empreendedorismo são exemplos de áreas com potencial de serem atendidas e melhorar a qualidade de vida dos moradores.

A parceria tem como foco os cursos de bacharelado oferecidos pelo câmpus da UTFPR na cidade, as Engenharias Ambiental, Civil, de Alimentos e Eletrônica e o de Ciência da Computação. Segundo o diretor geral da instituição, Heron Oliveira dos Santos Lima, algumas iniciativas já estão em andamento e outros projetos serão implementados conforme a demanda apresentada pelo município.

Pela proposta, a prefeitura apresenta problemas e a universidade, através de seus técnicos, alunos e professores, auxilia o poder público na busca de soluções. Em contrapartida, os estudantes fazem estágio e têm a oportunidade de executar na prática o que aprendem na sala de aula. “O resultado é para todos. Então a gente pode dizer que vai se beneficiar o município, a universidade e a sociedade. Essa é a nossa expectativa”, diz o diretor.

Lima comenta que algumas ações já estão em andamento. Ele cita como exemplos um trabalho que tem sido realizado por alunos da empresa júnior, na elaboração de projetos de reforma de ginásios de esporte, e um estudo de toda a parte elétrica do município, incluindo informações desde a iluminação, engenharia, até sobre economicidade.

Outro exemplo considerado relevante pelo diretor da UTFPR é a destinação do lixo produzido na cidade. Segundo Heron, o curso de Engenharia Ambiental oferecido pela instituição poderá fomentar atividades no sentido de melhorar a gestão do aterro, evitando que esse serviço público se torne um grave problema ambiental, como ocorre em muitas cidades brasileiras.

Ciência e tecnologia

O termo de colaboração foi assinado neste mês de fevereiro e, segundo o Heron, há um diálogo com a secretaria de Desenvolvimento Econômico para criar uma semana de ciência, tecnologia e empreendedorismo. O evento deverá ser realizado pela primeira vez no segundo semestre deste ano e contar ainda com a parceria de outras instituições de ensino superior da cidade.

“A ideia é estar mais próximo da prefeitura e promover oportunidades para nossos alunos viverem a prática do dia a dia e, consequentemente, contribuírem para que a gente tenha uma cidade cada vez melhor”, destacou o diretor da UTFPR, enfatizando a missão da instituição em contribuir com a promoção do ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento social, político e econômico.

Comente

Comentários

Copyright ®i44 News. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do i44 News (redacao@i44.com.br).