Fale Conosco

Cotidiano

Portaria altera cronograma e sinal analógico encerra antes em 13 cidades da Comcam

Pessoas de baixa renda têm direito a kit para a conversão do sinal gratuitamente.

Publicado

em

No dia 28 de novembro de 2018 o sinal analógico será desligado em Campo Mourão e em outras 12 cidades da região da Comcam: Araruna, Barbosa Ferraz, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Luiziana, Moreira Sales, Peabiru, Quinta do Sol, Rancho Alegre D’Oeste e Terra Boa.

A inclusão dos municípios no cronograma de implantação da TV digital atende a um pedido encaminhado ao MCTIC pelo Gired, grupo responsável pela transição para o sistema digital no Brasil. De acordo com estudos do Grupo Técnico de Remanejamento do Gired, essas cidades seriam impactadas pelo desligamento das transmissões analógicas em municípios próximos.

A mudança foi iniciada ainda em 2015 e pretende, até o final de 2023, que 100% das televisões do Brasil sintonizem apenas o formato digital.

O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700Mhz, possibilitando que a oferta de internet 4G seja expandida no país. O 4G é uma tecnologia avançada que permite que celulares, smartphones, laptops e tablets acessem sinal de voz e dados a velocidades muito mais rápidas.

Apesar da data estar próxima, muitos mourãoenses ainda não estão preparados para a alteração. Segundo o comerciante Augusto Ferreira, que vende antenas e conversores digitais, a procura pelo aparelho tem sido baixa. “Eu achei que a busca seria maior, até devido a estarmos em período de Copa do Mundo. Mas acredito que mais próximo ao encerramento do sinal as pessoas procurem”, disse.

O eletricista Everaldo Martins não estava atento à data, mas agora irá adquirir o conversor digital para continuar acompanhando a programação televisiva. “Vou continuar usando a TV de tubo e colocar um conversor para poder assistir às séries, jogos e tudo mais”, disse.

A TV digital é gratuita e oferece melhorias em relação ao sinal analógico. A transmissão possui qualidade superior em imagem e som, promete dar adeus a ruídos e interferências, ainda traz a possibilidade de ver filmes com o áudio original e a opção de audiodescrição para deficientes visuais.

De acordo com informações do CRAS, aproximadamente 13 mil famílias em Campo Mourão fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Estas pessoas têm direito a receber um kit gratuito, contendo antena, conversor, cabos e controle remoto. Para saber se tem direito ao kit, é necessário buscar pelo número do CPF no site www.sejadigital.com.be ou pelo telefone 147 e se cadastrar. Após o cadastro, a data para a retirada no local mais próximo é agendada.

Em Campo Mourão, os Correios estarão entregando os kits a partir do dia 2 de agosto, porém é necessária a confirmação do agendamento, que é enviada via SMS depois da realização do cadastro.

Qualquer pessoa que seja beneficiária de algum programa social do Governo Federal tem direito ao recebimento do kit.

Comente

Comentários