Fale Conosco

Esportes

Cida recebe atletas da Comcam campeões panamericanos

Destaques da Seleção Brasileira, trouxeram medalhas de ouro e prata para região de Campo Mourão

Publicado

em

Gustavo Balde de Oliveira, 12 anos, de Campo Mourão e Jhon Lyon Linhares Ribeiro, de Engenheiro Beltrão, sagraram-se campeões panamericanos na Argentina

A governadora do Paraná,  Cida Borghetti, vai receber na tarde desta terça-feira (6), no Palácio Iguaçu, a delegação de atletas paranaenses campeões que integra a Seleção Brasileira que disputou a 12ª edição do Campeonato Pan Americano de Kug Fu Wushu em Buenos Aires, Argentina, no período de 30 de outubro a 4 de novembro.

Os secretários estaduais de Esportes, João Barbiero, e do Planejamento e Coordenação Geral, Rodrigo Salvadori, participam do encontro.

Os paranaenses conquistaram três medalhas de ouro e três de prata na competição, disputada por delegações dos Estados Unidos, Canadá, México, Bermudas, Uruguai, Argentina, Chile, Repúbica Dominicana, Bolívia, Colômbia, Equador, Perú, Paraguai e Brasil.

Quatro deles residem na região da Comunidade dos Municípios de Campo Mouorão (Comcam). O atleta de Engenheiro Beltrão, Jhon Lyon Linhares Ribeiro, 24 anos, ganhou medalha de ouro disputando a categoria até 90 quilos.

Na categoria até 52 quilos, Gustavo Balde de Oliveira, 12 anos, de Campo Mourão foi o campeão panamericano.

A atleta Raine Cristina de Oliveira Martins, 21 anos, também de Campo Mourão, conquistou o primeiro lugar no feminino até 70 quilos.

De Terra Boa, Ana Paula Nogueira, 20 anos, ficou com a medalha de prata na disputa pela categoria de até 60 quilos.

Os quatro são integrantes do Team Markine Fight, formado na academia fundada pelo lutador e professor de boxe chinês Markine Santos que morreu no verão de  2017, aos 40 anos, após ser atingido por um raio em Matinhos, no litoral do Paraná.

Aldebran Valentim,de Londrina, que preside a Federação Paranaense de Kug Fu Wushu, conquistou prata na categoria acima de 90 quilos. Todos na disputa do estilo Sanda.

Sergio Minoru Tanoshi, de Curitiba, ficou com o vice-campeonato na disputa pelo estilo Xing Yi Quan.

Estilos do Kung Fu

Sanda é um estilo do Kug Fu Wushu. É disputado em três rounds de dois minutos cada. Os lutadores se enfrentam numa plataforma de 8m de comprimento por 8m de largura. A vitória vem por nocaute ou pontuação. Os lutadores usam luvas muito parecidas com as de boxe. Também é obrigatório o uso de capacete, colete e protetores.

O estilo Xing Yi Quan se apoia na teoria dos cinco elementos – madeira, fogo, terra, metal e água – para concentração da mente e é praticado com golpes imitam movimentos do cavalo, leão, galo, cobra, águia, gibão, garça, dragão, urso, tigre, macaco e gavião.

O termo Wushu significa “arte nacional” em mandarim e foi imposto pelo governo chinês para designar a arte marcial do Kung Fu, como uma forma mais nacionalista

Comente

Comentários

Copyright®i44 News. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do i44 News (redacao@i44.com.br).