Fale Conosco

Cotidiano

Páscoa ensina solidariedade e empatia em escola de Campo Mourão

Eles levaram chocolates para as salas, montaram kits e entregaram para crianças em creches municipais

Publicado

em

Aluna de 7ª série do ensino fundamental de uma escola particular de Campo Mourão, Julia Garcia Correia, 12 anos, vivenciou nos últimos dias lições de solidariedade e empatia que ela diz que vai carregar para o resto da vida. Nas atividades do projeto chamado “Páscoa Solidária”, estudantes levaram chocolates para a instituição e ajudaram a montar e entregar kits para crianças de quatro Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) da cidade.

Olhar o mundo ao redor é o exercício de cidadania que os cerca de 300 alunos do ensino fundamental do Colégio Integrado tiveram nas aulas de Relações Humanas ministradas pela orientação pedagógica.

A Páscoa, nesse contexto, é o ponto de partida do educadores para o aprendizado da ação de partilhar.

Para Julia, que na terça-feira (16) fez parte de um grupo de 35 alunos que entregou de kits de Páscoa no Cmei Pingo de Gente, no Jardim Topical, a interação com esse “novo mundo” foi comovente. “Muitas crianças não têm a mesma experiência que a gente de ganhar presentes e chocolates, mas estão sempre com sorriso no rosto”, disse a estudante.

Elisa Sonsin Borges, 14 anos, aluna do 9º ano, afirma que a chance de contribuir com quem não tem as mesmas condições, com a compra e entrega dos kits nas creches municipais, ensina a colocar-se no lugar do outro em um mundo que ela define como “cada vez mais egoísta”. “Isso é difícil encontrar no dia a dia, achar pessoas que fazem boas ações, diz.

Também integrante dos grupos que entregaram os kits em creches, Artur César Stochi, 10 anos, disse que já ganhou “muitos” chocolates nesta Páscoa e que participar de uma ação para que outras crianças ganhem presentes lhe faz bem. “Gosto de fazer isso. Fico feliz em ajudar pessoas.”

De acordo com a diretora da escola, Ana Paula Previate, o projeto existe há 10 anos na instituição de ensino para ensinar valores como solidariedade e empatia aos estudantes. Conceitos foram trabalhados na sala de aula com professores e durante a entrega de kits de Páscoa em creches municipais. “São valores que eles levam para a vida”, diz.

No Cmei Pingo de Gente, a visita dos estudantes do 5º ao 9º anos do ensino fundamental na terça-feira (16) durou cerca de 2h. “Essa interação é muito importante”, afirma Ana Paula.

O projeto foi desenvolvido com a comunidade escolar, as famílias que doaram os chocolates, os alunos que fizeram a montagem e entrega dos kits e a orientação educacional que trabalhou conceitos nas aulas de Relações Humanas. “Sabemos que no domingo de Páscoa nossas crianças vão receber muitos chocolates, então é importante que elas saibam doar.”

Comente

Comentários

Copyright ®i44 News. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do i44 News (redacao@i44.com.br).