Fale Conosco

Polícia

Operação Cartas Marcadas prende 1 e cumpre 6 mandados de busca e apreensão em Campo Mourão

Investigação envolve fraude em licitações, segundo o Gaeco

Publicado

em

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Londrina cumpriu manhã desta terça-feira (9) um mandado de prisão e seis de busca e apreensão em Campo Mourão no âmbito da Operação Carta Marcada. Estão sendo investigados crimes de fraude em licitações, falsidade ideológica e uso de documentos falsos.

Segundo o coordenador do Gaeco de Londrina, Jorge Barreto da Costa, a operação está em andamento com o cumprimento de cinco mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça de Telêmaco Borba, na região dos campos gerais, – um em Campo Mourão e quatro em Joinville e Indaial (SC) – e 20 de busca e apreensão em Campo Mourão, Joinville, Indaial, Maringá e Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá (MT).

Costa afirmou que os mandados de busca e apreensão em Campo Mourão estão sendo cumpridos em residências e empresas de envolvidos no esquema criminoso apurado pela Promotoria de Justiça de Telêmaco Borba, pelo Gaeco e Gepatria (Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa) de Londrina.

De acordo com as investigações, um grupo de empresários é suspeito de abrir diversas empresas em nome de laranjas para participar de licitações em pelo menos 17 prefeituras, principalmente relacionadas a uniformes escolares. “Com a apreensão de documentos será possível identificar se há mais municípios”, afirmou o coordenador do Gaeco de Londrina.

O Ministério Público informou que as empresas pertencem a pessoas ligadas entre si, por parentesco ou amizade, algumas com o mesmo representante, e violaram o sigilo, fraudando a concorrência. As empresas não tinham indústria ou maquinário.

A Justiça suspendeu contratos de 10 empresas do grupo vigentes com prefeituras e as proibiu participar de novas licitações.

Comente

Comentários

Copyright®i44 News. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do i44 News (redacao@i44.com.br).