Fale Conosco

Cidade

Prefeitura recebe mil pedidos de remoção de árvores por ano e em 2019 retirou 160

Nesta semana, temporais causaram quedas de árvores em Campo Mourão e causaram prejuízos

Publicado

em

A prefeitura de Campo Mourão recebe, em média, mil pedidos de remoção de árvores por ano e em 2019 fez a retirada de 160. Na segunda e terça-feira (5), cerca de 50 árvores caíram devido aos temporais e causaram prejuízos, segundo estimativa da Comissão de Defesa Civil.

Os temporais nesta semana danificaram telhados do Hospital Santa Casa e do prédio da prefeitura. Árvores caíram sobre casas, estabelecimentos comerciais, estragaram carros e rede elétrica.

Uma agência de trabalho temporário na Avenida Comendador Norberto Marcondes aguardava até a manhã desta quinta-feira (7) a prefeitura retirar uma árvore de caiu por volta das 14 horas de terça-feira (5) sobre o portão, telhado e um poste. “Foi uma chuva rápida, mas com vento forte. Estamos esperando tirar a árvore para mensurar o prejuízo que tivemos”, disse Altamiro Honório dos Santos, técnico de segurança no trabalho.

De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), os ventos chegaram a 55,4 km/h na segunda-feira e 69,5 km/h na terça-feira em Campo Mourão, intensidade que é considerada de moderada a forte.

“Áreas de instabilidade foram registradas na maior parte do Estado por conta da associação de intenso calor e umidade do ar”, disse o meteorologista do Simepar, Cesar Duquia.

Segundo o diretor da Comissão de Defesa Civil e secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Ireno dos Reis Pereira, três equipes da prefeitura – secretarias de Obras e Meio Ambiente – formadas por 15 servidores estão nas ruas para retirar galhos e árvores. A previsão é que o trabalho continue nos próximos dias.

Pereira diz que o relatório com a quantidade exata de árvores que caíram deverá ser concluído na próxima segunda-feira. “Ainda estamos recebendo ligações de moradores sobre árvores que devem ser removidas”, disse.

Conforme o secretário, árvores e galhos recolhidos nas ruas são transportados para horto municipal, local onde são triturados e passam por processo de compostagem. São transformados em adubo para canteiros na cidade.

Segundo a Seama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente), entre 2017 e outubro deste ano, foram protocolados 1.837 pedidos de remoção de árvores e 303 de poda.

A secretaria avalia as condições da árvore com pedido de remoção e emite um laudo que pode apontar a condenação para extração. Entre 2018 e outubro de 2019, quedas de árvores que causaram prejuízos geraram 28 processos administrativos para pagamento de indenizações.

Para esta sexta-feira (8), a previsão para Campo Mourão é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva e precipitação de 3,1 milímetros. A temperatura deve ficar entre 20 ºC e 31 ºC. Também há previsão de chuva para o sábado, domingo e segunda-feira (11).

Comente

Comentários

Copyright®i44 News. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do i44 News (redacao@i44.com.br).