Fale Conosco

Saúde

Com alto índice de infestação do Aedes, região do Tropical/Avelino tem ‘lixão’

Levantamento aponta índice médio de 6,6% em Campo Mourão. No Jardim Tropical/Moradias Avelino Piacentini, o resultado foi de 19,6%

Publicado

em

O Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) feito pela Secretaria Municipal de Saúde apontou índice de 6,66% em Campo Mourão. Na região do Jardim Tropical e Moradias Avelino Piacentini, o resultado foi de 19,6%. Nos bairros, moradores reclamam de lixo jogado nas ruas, lotes com mato alto e em uma estrada rural foi transformado em ponto de descarte irregular de detritos.

A estrada fica nos fundos do Avenlino Piacentino e dá acesso à BR-158. Há lixo espalhado até no meio da via. Móveis, entulho, garrafas de bebidas, pneus, calçados e outros objetos que acumulam água estão amontoados ao longo da estrada.

No Jardim Tropical, a reclamação de alguns moradores é em relação à sujeira nas ruas e mato em terrenos baldios. “Sempre pedem pra cuidar do quintal. Mas e as ruas? Tem garrafa, copo e outras coisas jogadas”, disse a comerciante Marli de Souza, 62 anos.

Para quem já teve dengue, o medo que contrair o vírus novamente é assustador. A dona de casa Nair de Jesus, 62 anos, diz cuidar dos vasos das plantas diariamente para o mosquito não ficar. “Mas fico preocupada porque nem todo mundo cuida”, afirmou.

De acordo com a Secretaria da Saúde, em 29 das 43 localidades que fizeram parte do levantamento tiveram índice de 4%, o que é considerado de alto risco.

O levantamento mostra que de 1.817 imóveis, em 121 foram encontrados focos do mosquito, a maioria – 82% – em residências. Foi constatado que piscinas, tambores, lonas e tanques concentram 36% dos criadouros e o lixo 36%.

Conforme a Secretaria de Saúde, no atual ano epidemiológico, que teve início em agosto do ano passado, Campo Mourão registrou sete casos da doença.

Comente

Comentários

Copyright®i44 News. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do i44 News (redacao@i44.com.br).