Fale Conosco

Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Nesta primeira etapa serão imunizados idosos e trabalhadores da saúde

Publicado

em

Começa nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Na primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Na área da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão), a meta é imunizar 122 mil pessoas.

Segundo o Ministério da Saúde, mais duas etapas serão realizadas para públicos diferentes. A campanha pode atingir cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país.

A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos até o dia 22 de maio. O governo federal anunciou que investiu R$ 1 bilhão na aquisição de 75 milhões de doses da vacina.

O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece em 9 de maio (sábado). A campanha foi antecipada de abril para março para reforçar a proteção aos públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

Em Campo Mourão, foram definidos pela Secretaria de Saúde locais, horários e datas para imunização de acordo com a idade.

Próximas etapas

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril, com o objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança.

A última fase, que começa no dia 9 de maio, dará prioridade a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Comente

Comentários

Copyright®i44 News. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do i44 News (redacao@i44.com.br).