Fale Conosco

Geral

Um em cada 4 brasileiros não tem acesso à internet, mostra pesquisa

Número representa 46 milhões que não acessam a rede

Publicado

em

Uma em cada quatro pessoas no Brasil não tem acesso à Internet. No total, isso representa cerca de 46 milhões de indivíduos sem acesso à rede.

Os dados são da seção “Tecnologias da informação e comunicação” publicada como parte da Pnad (Pesquisa Nacional Contínua para Amostragem Doméstica), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e são referente aos três últimos meses de 2018.

O percentual de brasileiros com acesso à Internet aumentou de 69,8% para 74,7% entre 2017 e 2018, mas nas áreas rurais a taxa de pessoas sem acesso chega a 53,5%. Nas áreas urbanas, 20,6%.

Quase metade dos que não têm acesso à rede (41,6%) afirmam que o motivo é não saber como usá-la. Um em cada três (34,6%) diz que não está interessado. Para 11,8% deles, o serviço de internet é caro e para 5,7% o equipamento necessário, como telefones celulares, laptops e tablets, também é caro.

Para 4,5% das pessoas em todo o país que não acessam a Internet, o serviço não está disponível nos locais que frequentam. Em outras palavras, mesmo que desejem, eles não podem contratar um pacote de dados. Esse percentual é maior na região Norte: 13,8%. Na região sudeste, é de 1,9%.

“Então, talvez, para poder cobri-los, aumentar esse acesso à Internet em todo o país, você deve investir em disponibilidade na região Norte”, diz a gerente de pesquisa Maria Lucia Vieira.

Em casa

O índice de domicílios com acesso à internet também aumentou entre 2017 e 2018, de 74,9% para 79,1%. “O crescimento mais rápido do uso da Internet em residências nas áreas rurais contribuiu para reduzir a grande diferença em relação à área urbana”, diz o texto.

Entre 2017 e 2018, o percentual de domicílios onde a Internet é usada aumentou de 80,2% para 83,8% nas áreas urbanas e de 41% para 49,2% nas áreas rurais.

Comente

Comentários

Copyright ®i44 News. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do i44 News (redacao@i44.com.br).