Fale Conosco

Administração Pública

Prefeitura de Campo Mourão ocupa 249ª posição em ranking dos portais da transparência no PR

Avaliação do TCE-PR leva em consideração transparências administrativa, financeira e passiva, boas práticas e usabilidade

Publicado

em

A prefeitura de Campo Mourão ocupa a 249ª posição no ranking dos portais da transparência dos 399 municípios paranaense do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado). A lista tem como base o Índice IPT (Índice de Transparência da Administração Pública), que no município é de 62,51%.

A administração municipal primeira colocada no ranking é Candói, no centro-sul do Estado, com nota 94,48%. Na sequência vêm Cascavel (93,07%), Maringá (85,37%), Londrina (84,89%) e Andirá (81,58%).

Na área a da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão), a prefeitura com a melhor posição, a 11ª, é de Mamborê, com índice de 80,43%.

Por outro lado, as prefeituras de Luiziana (399ª) e Peabiru (398ª) ocupam as últimas colocações no ranking do TCE-PR, com notas 6,01% e 22,81%, respectivamente.

Segundo o TCR-PR, a avaliação dos portais levou em consideração transparências administrativa, financeira e passiva, boas práticas e usabilidade. Os quesitos atendem ao disposto na Resolução 9/2018 da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) e itens conferidos exclusivamente pelo TCE-PR.

O ITP será utilizado para o ranking nacional do órgão e, a partir deste ano, deve também fundamentar a avaliação dos portais da transparência das Câmaras Municipais e dos demais poderes na esfera estadual.

Conforme o TCE-PR, o indicador servirá de critérios de apreciação das contas anuais dos gestores públicos paranaenses e fator de risco para o planejamento das atividades de fiscalização do órgão de controle.
O TCE-PR informou que para aferir o desempenho de cada portal foi firmado um termo de cooperação técnico-científica entre o órgão e a Universidade Positivo, após esta vencer processo de chamamento público realizado pelo Tribunal. Em seguida, foram realizados 12 encontros, entre outubro e novembro de 2019, nos quais 35 alunos do 1º ao 5º ano do curso de Direito da instituição de ensino analisaram a qualidade dos portais da transparência municipais.

Campo Mourão

A assessoria de imprensa informou que a prefeitura de Campo Mourão solicitou ao TCE-PR informações sobre quais itens foram considerados não atendidos na análise do ITP.

A assessoria informou ainda que o prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania) lembra que em 2018, Campo Mourão ficou em 6º lugar no Paraná entre cidades acima de 50 mil habitantes em avaliação sobre transparência realizada pela CGU (Controladoria Geral da União) e que, no país, o município ocupou a 87ª posição.

Comente

Comentários

Copyright ®i44 News. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do i44 News (redacao@i44.com.br).