Fale Conosco

Saúde

Mais de 35 mil pessoas estão na fila por consultas eletivas em Campo Mourão

Só na oftalmologia são mais de 10,1 mil à espera de consultas

Publicado

em

O profissional liberal 43 anos chega na UBS Urupês (Unidade Básica de Saúde), no bairro de mesmo nome, em Campo Mourão, para marcar uma consulta oftalmológica e a atendente no balcão logo passar o recado desalentador: “Tem certeza? Oftalmologista demora”. O homem acometido por uma conjuntivite foi informado, na quinta-feira (28), que mais de 10,1 mil pessoas esperam por consultas na especialidades médica. No município, cerca de 35,2 mil pessoas estão na fila de consultas eletivas.

Levantamento feito pelo i44News no Portal da Saúde da prefeitura de Campo Mourão mostra que as especialidades médicas com mais pessoas à espera de consultas nesta sexta-feira (29) são oftalmologia (10.164), ortopedista e traumatologista/cirurgia de mão (3.361) urologista andrologista/cirurgia urologia (2.791), neurologia (2.620), médico cirurgia vascular (2.264) e dermatologia (1.788).

Na UBS, o profissional liberal, que não quer se identificar, também teve outra notícia desanimadora. Uma pessoa que fez pedido de consulta com oftalmologista em novembro de 2015 ainda constava na fila.

Conforme o levantamento no portal Saúde, as 35,2 mil pessoas estão em filas em 30 especialidades médicas, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia,

Segundo o secretário municipal de Saúde, Sergio Henrique dos Santos, a volta do atendimento do Cis-Comcam (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) na próxima segunda-feira (1º) vai ajudar a diminuir a fila.

Sergio diz que por um período estimado de 15 dias, o Cis-Comcam deverá atender exclusivamente moradores de Campo Mourão para evitar aglomerações durante a pandemia de coronavírus.

No entanto, em setembro do ano passado, a prefeitura reduziu em 75% os pagamentos ao Cis-Comcam para cobertura de consultas em especialidades médicas e exames. O valor passou de R$ 200 para 50 mil por mês.

Nesta sexta-feira, a prefeitura divulgou que a Secretaria de Saúde fazer de 14 e 28 de junho um mutirão de consultas de nefrologia para atender mais de 200 pessoas com o Instituto do Rim. O local das consultas ainda será definido.

Pelo levantamento feito pelo i44News, nefrologia é a especialidade médica que tem 642 pacientes à espera de consultas.

De acordo com o secretário, o município tem comprado todas as “consultas disponíveis” para diminuir a fila e vai continuar injetando recursos para atenuar a espera de pacientes. Mas ele não informou valores e nem quantidades e que contratações dependem de agendamentos de disponibilidade de profissionais.

Na comunicação desta sexta-feira, a prefeitura informou que também fará mutirões de urologia, em quatro etapas, para “zerar a fila”, que hoje ultrapassa 2,7 mil pessoas.

Segundo ainda a prefeitura, um novo oftalmologista começou a atender em Campo Mourão com 60 consultas por mês.

A Secretaria de Saúde vai fazer nesta sexta feria, das 19h às 21h, a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2020. A apresentação é por videoconferência.

Comente

Comentários

Copyright ®i44 News. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do i44 News (redacao@i44.com.br).