Fale Conosco

Saúde

ANS obriga planos de saúde a cobrir testes sorológicos de covid-19

Cobertura vale para paciente que apresentar sintomas

Publicado

em

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) incluiu nesta segunda-feira (29), exames sorológicos para o diagnóstico da covid-19 na lista de cobertura obrigatória dos planos de saúde.

Na categoria entram os testes enzimaimunoensaios (Elisa), eletroquimioluminescência (Eclia) e imunocromatográficos (testes rápidos), cuja confiabilidade de resultados é questionada pela própria Anvisa.

Desde março, a cobertura obrigatória incluía apenas testes RT-PCR, que identifica a presença do vírus com coleta de amostras da garganta e do nariz. No entanto, o teste não detecta infecções em estágio inicial ou cura da doença.

A decisão foi publicada nesta segunda-feira no DOU (Diário Oficinal da União) e atende decisão judicial dada em Ação Civil Pública movida pela Aduseps (Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde) de Pernambuco.

A cobertura é válida para o paciente que apresentar sintomas de síndrome gripal, como febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória, ou de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), oxigenação baixa do sangue e coloração azulada em lábios e rosto.

Comente

Comentários

Copyright ®i44 News. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do i44 News (redacao@i44.com.br).