Fale Conosco

Economia

Tarifa de água terá aumento de 9,62% no dia 31 de outubro

Reajuste estava suspenso pela Agepar desde abril

Publicado

em

As tarifas de água e esgoto da Senepar (Companhia de Saneamento do Paraná) terão aumento de 9,62% a partir de 31 de outubro deste ano. O reajuste é anual e foi autorizado pela Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná).

De acordo com a companhia, o acréscimo será aplicado de forma proporcional durante novembro e terá impacto integral a partir de dezembro.

A Sanepar informou que “o reajuste repõe custos com energia elétrica, pessoal, produtos químicos nos tratamentos de água e de esgoto, manutenção e operação de redes, estações e equipamentos e faz frente aos investimentos da companhia” e que o aumento foi postergado pela Agepar postergou em 120 dias por causa da pandemia do novo coronavírus.

A Agepar informou que eventuais perdas de receita decorrentes da não aplicação do índice na data-base poderão ser analisadas no processo de revisão tarifária de 2021.

No ano passado, a companhia pediu aumento de 12,13%, mas o porcentual não foi autorizado em uma única vez, mas 8,37% em abril e 3,76% em novembro, mais R$ 2,41 nas contas por 6 meses, valor retroativo a outro reajuste que havia sido negado, em abril de 2019, e que foi autorizado pelo TCE-PR (Tribunal de Contas dos Estado do Paraná).

Comente

Comentários