Fale Conosco

Saúde

Nelson Tureck recebe alta da UTI no Einstein

Tratamento do ex-prefeito estreitou relações do hospital em São Paulo com a Santa Casa de Campo Mourão

Publicado

em

O ex-prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck (Podemos), 68 anos, deixou nesta terça-feira a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e foi transferido para unidade semi-intensiva depois de apresentar melhoras no tratamento da covid-19. Com a internação dele, a Santa Casa de Campo Mourão deverá aderir ao projeto Tele-UTI do Ministério da Saúde, que é liderado pelo hospital em São Paulo.

O Einstein informou que Tureck está com a “pressão arterial controlada, foi desligada a diálise para observar se os rins funcionam e ainda está com teste para covid-19 positivo”.

“Uma boa notícia”, disse Karla Tureck, filha do ex-prefeito. O hospital liberou acompanhante. Karla disse que a irmã Márcia viajaria a São Paulo nesta terça-feira para ficar com o pai.

Tureck está internado no Einstein desde o último dia 2. O tratamento está sendo financiado por um empresário de São Paulo que tem ligações com Campo Mourão. Ele procurou primeiro atendimento na UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento) no dia 1º de setembro, foi levado à Santa Casa e no dia seguinte transferido ao hospital em São Paulo.

Tele-UTI

Durante o tratamento de Tureck, o médico Elias Knobel, fundador do Centro de Terapia Intensiva do Einstein, sugeriu à Santa Casa de Campo Mourão a adesão ao projeto Tele-UTI, que é liderado pelo hospital dentro do ProadiSUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) e conta com a parceria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor; Hospital Israelita, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. “É uma forma de democratização do conhecimento”, afirmou o médico.

O projeto tem como foco ações voltadas a casos de insuficiência respiratória aguda grave, de covid-19 e disponibiliza protocolos, linhas de cuidado, critério de admissão e alta, com uma linha telefônica que pode ser acessada 24h ou consulta por meio de videoconferência.

De acordo com a superintendente da Santa Casa, Lucinéia Scheffer, o hospital enviou a documentação necessária ao Ministério da Saúde e aguarda comunicação.

A internação de Tureck estreitou as relações entre a Santa Casa e o Einstein. O hospital em Campo Mourão já passa por consultoria no centro cirúrgico que foi estendida à UTI exclusiva para pacientes com coronavírus. “Desde então mantivemos contato”, disse Lucinéia.

Comente

Comentários