Fale Conosco

Cidade

Piquirivaí pede volta de atendimento médico em UBS, pavimentação e conservação de estradas rurais

Unidade de saúde no distrito está sem médico há mais de 45 dias; moradoras reivindicam melhorias

Publicado

em

O distrito de Piquirivaí completou 54 anos no dia 19 de agosto, mas não tem muito a comemorar. Na quinta-feira (17), um grupo de moradoras cobrou da prefeitura a volta dos atendimentos médico e odontológico na UBS (Unidade Básica de Saúde) Carlos Antônio, asfaltamento das ruas e conservação das estradas rurais.

A UBS está funcionando em meio expediente, das 7h30 às 13h30, desde o dia 20 de abril deste ano. Desde março, não tem dentista e há mais de 45 dias nenhum médico atende na unidade.

“A gente se sente completamente desassistido na assistência à saúde”, disse Lívia Denossi, 36 anos, que mora em Piquirivaí há 14 anos. “É um descaso com os moradores não ter médico e dentista”, afirmou Aline Lucena, 36 anos, que reside há 29 anos no distrito.

O atendimento médico era feito na UBS uma vez por semana, com agendamento de pacientes. O distrito tem cerca de 1.200 habitantes e quem precisa de consulta médica encontra o serviço apenas na cidade, que fica a cerca de 17 quilômetros. “Muitos moradores daqui não tem sequer condições de pagar o transporte até a cidade e estão com a situação de saúde agravada pela falta de atendimento”, afirmou Lívia.

Outras reivindicações dos moradores são a pavimentação das ruas e conservação das estradas rurais. Em Piquirivaí, a maioria da população trabalha no campo. O tráfego de maquinários agrícolas é comum nas vias do distrito.  “A reclamação é de todo o distrito. Não está fácil. Queremos uma infraestrutura melhor”, diz Aline Lucena.  

Prefeitura

A prefeitura enviou texto aos veículos de comunicação na quinta-feira para informar que os módulos odontológicos da área urbana, da Vila Guarujá e do distrito de Piquirivaí vão retomar o atendimento na próxima segunda-feira (21). O serviço está suspenso desde março deste ano.

A prefeitura informou por meio da assessoria de imprensa que a médica que atendia na UBS do distrito pediu demissão e outro profissional será contratado. A administração informou ainda que está “trabalhando para a finalização de algumas reivindicações da comunidade” e que as estradas rurais já tinham sido cascalhadas e recuperadas.

Comente

Comentários

Copyright ®i44 News. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do i44 News (redacao@i44.com.br).