Fale Conosco

Saúde

Governo do PR reduz 40% dos leitos exclusivos para covid-19 na Santa Casa de Campo Mourão

Leitos de UTI passarão de 15 para 9 no dia 1º. Na enfermaria, redução foi de 25 para 15

Publicado

em

O governo do Paraná desativou 15 leitos de enfermaria para tratamento da covid-19 na Santa Casa de Campo Mourão e, a partir de domingo (1º), seis de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) serão paralisados. A redução da oferta se deve à diminuição da ocupação.

Por cada leito de UTI, ocupado ou não, o Estado repassa R$ 800 por dia ao hospital. O valor para enfermaria é de R$ 300. “Hoje, temos um ligeiro controle sobre a pandemia e por isso leitos foram desativados”, disse Eurivelton Wagner Siqueira, chefe da 11ª Regional de Saúde.

A Santa Casa de Campo Mourão tem hoje 15 leitos de enfermaria para a covid-19 e 15 de UTI pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A partir do dia 1º serão nove leitos de UTI em operação.

Segundo o hospital, a taxa de ocupação da enfermaria da ala covid-19 nesta quinta-feira (29) é de 33%, com cinco pessoas internadas. Na UTI, de de 26%, com quatro internações. “A demanda de internação, graças a Deus, está baixa”, afirmou Lucineia Scheffer, diretora-administrativa da Santa Casa.

De acordo com boletim divulgado na quarta-feira (28) pela prefeitura de Campo Mourão, o município tem 1.549 diagnósticos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, 86 suspeitos, 227 pessoas estão sendo monitoradas e 1.416 se recuperaram da doença.  

Na Santa Casa de Goioerê, foram desativados pelo governo estadual 10 leitos de enfermaria e há previsão de desativação de leitos da UTI nos próximos dias.

Os dois hospitais são credenciados na área da 11ª Regional de Saúde, com Campo Mourão e 24 municípios, para atendimento de casos do novo coronavírus.

A decisão de reduzir a oferta de leitos foi tomada pela Comissão Intergestores Bipartite do Paraná, formada por representantes da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) e Cosems-PR (Conselho de Secretário Municipais de Saúde do Paraná).

Critérios que constam da deliberação da comissão são a taxa de ocupação abaixo de 50% por 14 dias seguidos e redução de 10% do número de casos novos em relação à semana anterior.

Comente

Comentários