Fale Conosco

Economia

Com Black Friday, comércio de Campo Mourão funciona em horário especial

Veja as dicas para não comprar ‘gato por lebre’; nas lojas, evite aglomerações

Publicado

em

O comércio de Campo Mourão fica aberto até as 22h nesta sexta-feira (27), com promoções na semana de Black Friday. No sábado (28), as lojas vão funcionar das 9h às 17h.

Nesta semana, a Acicam (Associação Comercial de Campo Mourão) reforçou a necessidade dos estabelecimentos adotarem medidas de prevenção ao novo coronavírus, com distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.

A entidade espera movimentação maior no comércio nestes dois dias por causa das promoções das lojas. A prefeitura, nesta semana, descartou redução do horário de funcionamento ou fechamento dos estabelecimentos como medida de combate à covid-19.

É desnecessário que, para aproveitar a melhor de todas as ofertas, as pessoas se aglomerem em lojas.

Cuidados

Além dos cuidados decorrentes das alterações que a pandemia causou na relação entre cliente e lojista há precauções de sempre, que os consumidores devem ter para evitar comprar “gato por lebre”.

Entre as dicas, a primeira é fazer antecipadamente o planejamento do que se pretende comprar, para não cair em tentação e acabar gastando mais do que pode com ofertas que podem nem ser tão vantajosas.

A ideia é comparar os valores praticados, já que é muito comum nesta época do ano o comércio elevar o valor dos produtos, para depois baixar o preço, simulando um super desconto e criando a sensação de oferta bem vantajosa.

Outra dica do Instituto de Defesa do Consumidor é observar as políticas de troca e devolução especificadas no ato da compra.

Impulso

É importante refletir se há realmente a necessidade de aquisição do produto ou serviço, evitando que a compra seja feita à base do impulso. Vale sempre se perguntar se a compra está sendo feita por uma “vontade”, em geral passageira, ou por necessidade.

Vale também ficar atento para não cair em tentações a partir de frases publicitárias como “oportunidade única” ou “é só hoje!”, porque eventos como a Black Friday ocorrem em outras épocas do ano – como nas queimas de estoque e em liquidações, principalmente após as festas de fim de ano.

O consumidor deve pesquisar bastante antes o produto ou serviço que deseja ou precisa contratar. Há formas de comparar preços em sites de pesquisa. Há órgãos de defesa do consumidor que também publicam em seus sites listas de fornecedores que devem ser evitados.

Comente

Comentários